A importância de bons promoters e hostess para uma casa noturna

0

Ser promoter e hostess de uma casa noturna vai além de qualquer status – pelo menos ao ver dos CEOs da grandes casas noturnas do Brasil – que possa atrair diretamente e exclusivamente o ocupador de tal profissão. Começando por escala: Hostesses é aquela pessoa responsável por toda a condução do público, organização na questão de áreas privilegiadas e coordena os acessos no dia da festa, e se preciso, o da saída. Ele é sem dúvidas a pessoa responsável por toda a apresentação inicial da festa, da casa, resumindo, a faixada. Já os promoters são aquelas – espera-se – influentes na cidade da Casa, bons articuladores , comunicativos apresentáveis e que sim, tenha uma boa postura diante à sociedade. Afinal, creio eu, que nenhum club no mundo quer uma pessoa sem esses requisitos básicos para compor o time. O mesmo é responsável pela divulgação, venda de ingressos e em alguns clubs, responsável por selecionar um público específico para as famosas cortesias/free pass/convite.

Agora vamos lá! Você consegue dimensionar todo o contexto dessas pessoas para um Club? É enorme. Engana-se você que acha que o profissional é uma pessoa aleatória. Como eu disse, eles são a faixada do club – dando ou tirando o status deles diante a sociedade – e tem como obrigação dar e ser o bom exemplo (ninguém falou em politicamente correto, mas os princípios básicos de uma boa educação), assim como os clientes devem a mesma reciprocidade.

Pensando e querendo demonstrar a importância, fiz duas perguntas para promoters e hostesses dos principais Clubs de música eletrônica do Brasil.
1) Qual a principal influência de um hostesses/promoter de um Club?  e 2) Quais os pontos positivos e negativos?

dinho

Se for olhar pelo que podemos proporcionar a algum tipo de festa, temos o dever de transmitir tudo aquilo que a noite tem como intuito de levar ao público, passar uma boa imagem, e acima de tudo, mostrar o que o club quer que seus clientes vejam, levar até eles as informações necessárias e dar boas dicas para que o mesmo tenha o desejo de estar nesse lugar, ter a vontade de chamar seus amigos, e cada vez mais levar novos clientes para sua festa! Óbvio que nem sempre é possível agradar a todos, as vezes algumas dificuldades e problemas que acontecem em determinada noite, pode cair como uma bomba em cima de nós promoters, afinal somos nós que estamos dia após dia em contato mais frequente com nosso público, seja em redes sociais, ou em algum loja ou comércio em contato mais pessoal com os mesmos, e dessa forma estamos ali para ouvir suas reclamações e algo que possa ter deixado desconfortável em algum momento ou parte de uma noite! O mais importante é saber a que você veio quando esta frente a um novo cliente, pois é você promoter que vai passar uma boa repercussão sobre sua festa a ele. Se trazer boas informações, falar sobre os DJs, estar  por dentro do seu trabalho, parabéns com certeza conquistou um novo adepto do seu club, e futuramente terá a presença do mesmo onde você trabalha,  Pois esse é a importância que você tem de estar ali, trazer novos frequentadores, adoradores de algum DJ que possa vir a tocar em sua festa, e sem duvida conquistar novos clientes a ter vida longa e uma parceria sólida com com você e a casa onde você trabalha!

carolinebom

1) Hostess significa “anfitriã” em inglês e o nome, por si só, já defini como função a de recepcionar pessoas. Acredito que a principal influência de uma hostess em um Club é ser exemplo de boa conduta e respeito para com os outros. Sempre estar pronta para receber os clientes da melhor forma possível, sendo simpática e atenciosa. Uma hostess de influência trás público para casa pelo simples fato de existir. Com seu carisma ela atraia amigos e clientes que gostam de frequentar o Club porque tem uma recepção especial feita por ela quando chegam ao local. Ela é influência de moda para muitas meninas que frequentam a casa e o modelo de mulher que sabe se portar em qualquer situação.
2) Eu só consigo enxergar pontos positivos na profissão, pois até mesmos os desafios servem para evoluirmos. Destacaria como pontos positivos no caminho como hostess a oportunidade de conhecer tanta gente, sendo muitas pessoas especais que levo para minha vida e outros que acabam se tornando ótimos contatos de trabalho. A possibilidade de fazer networking é incrível. Além, do grande aprendizado e maturidade emocional que a profissão nos faz atingir. Como pontos negativos, o principal, para mim é ter que lidar com a arrogância e o ego do ser humano. Ter que ter jogo de cintura para saber atender com educação mesmo aqueles que te faltam com respeito e compreensão. Outro ponto negativo para mim é o excesso de exposição e a vulnerabilidade em termos de energia que você fica após ter contato com tantas pessoas diferentes. Mas, como disse e volto a escrever essas questões são fundamentais para qualquer amadurecimento.
jessicam

1) A principal influência de uma hostess em um Club é o atendimento. Quando o cliente chega na casa, e quer saber quais as condições para entrar, é a hostess que interage com ele, explica as formas de entrada, e passa o sentimento da festa. Com isso a hostess acaba conhecendo um a um dos clientes e assim os fidelizando. Conhecer o cliente é essencial nesse seguimento de trabalho, para ter um atendimento especializado para com ele.

2) Ponto positivo: Interagir com diversas pessoas do ramo de eventos. Conhecer diversos tipos de perfis. Ponto negativo: Por ser um lugar de entretenimento existe clientes que ultrapassam os limites do bom senso, e acabam deixando a desejar na educação.

milene1) O promoter de um Club, literalmente, tem a função de promover a casa. Desse modo, é essencial o trabalho continuo e dedicação no contato com os clientes. É de extrema importância a proximidade com a música, o conhecimento e o gosto pelo lugar em que se trabalha, ser promoter torna-se muito mais que algo centrado na venda de ingressos, é necessário dar apoio diário ao Club e espalhar cultura musical ao maior número de pessoas interessadas.

2) Infelizmente, esse ramo ainda é pouco conhecido e, muitas vezes, pouco eficiente na administração da venda com a difusão da música. Apesar de abranger um número cada vez maior de casas, das mais diversas cenas musicais, acaba passando a ideia de ser o promoter apenas uma facilidade para a aquisição de ingressos, o que não é. Alem disso, demanda tempo e dedicação integral (apesar de não ter horário fixo), é nos detalhes do cotidiano em que o promoter atua divulgando o Club. Acredito que ainda falta o entendimento do público em geral que, geralmente, procura pelo melhor acesso e acaba esquecendo o trabalho por trás de cada festa. Mesmo assim, quando se tem paixão pelo Club e pela música -no meu caso a eletrônica-, promover a cena de uma forma positiva é quase inevitável.


Temos um profundo respeitos por tais profissionais. Por além de precisar muito amor e entrega, tem de lidar com um número enorme de pessoas. E todo mundo sabe que lidar com seres humanos não é algo muito fácil, afinal, todos tem ações e reações diferentes e nem todas são agradáveis. Portanto: respeito.
INSTA

Compartilhe.

Sobre o Autor

CEO do Explosive Box e Publicitário, louco por qualquer tipo de arte que me encante. Também sou editor-chefe das colunas de Moda e Música.

Leave A Reply