Foca no foco e boas aulas!

0

Março chegou e com isso nós retornamos à programação de sempre. Alguns têm a escola, outros a faculdade, mas a verdade é que todos nós já passamos por um período em que as matérias se acumulam, e que as provas são marcadas para a mesma semana, que inclusive pode ser a sua pior semana, até parece que o universo te odeia.
Vamos lá, respire e inspire, faça isso quantas vezes precisar e leia o post. Vai ajudar.

  1. Assuma que toda matéria será a matéria mais difícil da sua vida: O dia que você não assumir que você precisa passar cinco horas, pelo menos, sentada na cadeira para uma prova é um dia que você irá se arrepender. Até você se acostumar com o método que o professor utiliza em suas provas, e até você se acostumar com a maneira que ele leciona, estude como se fosse a sua pior matéria.
  2. Organize seu tempo de estudo, e por favor, cumpra suas metas: FAÇA ISSO OK? Senão você vai se perder e é basicamente impossível – e pouco recomendável – estudar para todas suas provas em uma madrugada. Organize seu tempo de estudo para que NADA se acumule.
  3. Nunca subestime o poder de ensinar os outros: Caso alguém te peça ajuda em algum assunto, ou vá atrás de dicas AJUDE A PESSOA. Ao ensinar alguém, você está automaticamente se preparando para o que vier depois. Resumindo, se você sabe o suficiente de algo para conseguir passar seu conhecimento para outra pessoa você tem um certo domínio do assunto em questão, e isso é realmente ótimo!
  4. Leia TUDO: Os professores que pedem para que você leia textos fora da sala de aula – ou dentro dela – são os professores que esperam que você tenha aprendido o máximo com eles. Então não gaste o tempo, e o trabalho deles, faça suas leituras com dedicação. Desligue o celular, não fique só passando o marcador amarelo – ou de qualquer outra cor por cima das palavras – LEIA. ENTENDA. ASSIMILE. Escreva o que você entendeu ao ler o texto.
  5. Nunca julgue o modelo de prova de um professor pelo seu método de lecionar: Imagine que seu professor é parecido com sua avó, que ama cozinhar para você e te encher de amor e carinho. Normalmente esse professor já reprovou mais da metade da turma. Foque no material da aula, não no professor.
  6. Aprenda com a sua tarefa de casa: Normalmente a tarefa de casa é requisitada para que você possa gravar a matéria dada, então se dedique a fazê-la ok?
  7. Conheça suas preferências habituais de estudo: Você gosta de estudar na biblioteca ou em casa? Gosta de barulho ou silêncio? Pela manhã ou à noite? Fique de olho, ninguém te conhece melhor do que você, veja onde você consegue se dedicar mais aos estudos.
  8. Se livre de distrações: Desligue o telefone. As notificações são péssimas quando você quer se concentrar, até porque nem sempre o que você está estudando é tão legal, e nessas horas o instagram ou tumblr parecem mais legais, porém, infelizmente, esses aplicativos realmente atrapalham sua mente.
  9. Planeje pausas: Não conheço ninguém que consiga estudar 8 horas seguidas. Isso não é saudável. Você merece uma pausa, seja mexendo no facebook, ou caminhando na rua. Só planeje algo que faça você se mexer, e relaxar. Você merece e precisa de um tempo pra si.

Estudar requer concentração e vontade, mas acima de tudo requer preparo. Roma não foi construída em um dia,  então não tente passar em todas suas provas em uma madrugada. Boas aulas a todos.

tumblr_nhs2ekyrfe1u7r91to1_500

 

LET THE SEMESTER BEGIN. AND MAY THE FORCE BE WITH YOUR GRADES!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Frequentadora assídua do cinema, viciada em séries e uma eterna apaixonada por livros!

Leave A Reply