Spotlight – Segredos Revelados.

0

Todo começo de ano é a mesma coisa, eu tento assistir todos os filmes que estão concorrendo ao Oscar, todo ano eu falho, infelizmente. Esse ano não foi diferente, o cinema da minha cidade sempre coloca todos os filmes bons na mesma semana e eu fico que nem louca pensando em como conseguirei ver todos eles. Mas o post não é sobre isso, ontem fui ao cinema assistir um dos filmes que está concorrendo na categoria de melhor filme, Spotlight – Segredos Revelados narra a história do grupo de jornalistas do Boston Globe, que em 2002 tornaram público um dos maiores escândalos  da Igreja Católica de Boston. O filme é baseado em uma história real – que deu origem ao livro, vencedor do Pulitzer – escrito pelos próprios jornalistas que cuidaram da investigação do caso. spotlight-2015-directed-by-tom-mccarthy-movie-review

A história gira em torno da equipe Spotlight, responsável pelas reportagens especiais, chefiados pelo editor Walter Robinson, interpretado por ninguém menos que Michael Keaton, os três repórteres Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matty Carrol (Brian d’Arcy James) vão atrás das reportagens que precisam de mais dedicação, se debruçando meses, até mesmo mais de um ano em um caso só. No caso em questão eles vão descobrindo uma série de relatos de pedofilia praticados por membros da Igreja Católica da cidade de Boston – e percebem que todos os casos foram acobertados, com ajuda acordos fora do fórum. Eles acabam achando um padrão entre as vítimas e os abusadores. Em uma das diversas entrevistas que eles fazem com as vítimas, uma das vítimas disse uma frase que me chocou muito:

” They say it’s just physical abuse but it’s more than that, this was spiritual abuse. You know why I went along with everything? Because priests are supposed to be the good guys.”

“Eles dizem que foi só um abuso psicológico mas foi muito mais do que isso, foi um abuso espiritual. Você sabe porque eu fui deixando tudo acontecer? Porque os padres deveriam ser os mocinhos”

1otGqVm

 

“Spotlight – Segredos Revelados” mostra a importância dos jornais e é um excelente retrato de um jornalismo de qualidade, expondo também o poder que a Igreja Católica exercia em Boston – e ainda exerce em muitos lugares – Relata, também, como um grupo de profissionais teve a coragem necessária para expor uma das piores feridas de uma das instituições mais antigas e poderosas do mundo.

12607227_666092236866342_647679518_n

Além de estar concorrendo à Melhor Filme, Spotlight também concorre nas categorias de Melhor Diretor (Tom McCarthy), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel McAdams), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Frequentadora assídua do cinema, viciada em séries e uma eterna apaixonada por livros!

Leave A Reply