Prêmio Pritzker 2016

0

Na última quarta-feira (13) foi anunciado o vencedor do Prêmio Pritzker de 2016, o mais importante da área de arquitetura. O mesmo é atribuído anualmente a um arquiteto ou escritório cuja obra construída demonstre uma combinação de talento, visão e comprometimento. A premiação já reconheceu o trabalho de diversos arquitetos e escritórios de vários continentes, entre eles podemos citar alguns como Frei Otto, Shigeru Ban, Toyo Ito, Eduardo Souto de Moura, Zaha Hadid e Oscar Niemeyer.

Ressaltando sua ampla atuação em projetos sociais e sua capacidade de se conectar às exigências econômicas e ao contexto urbano, o vencedor da edição de 2016 do Prêmio Pritzker foi o arquiteto chileno Alejandro Aravena. O mesmo é o 41° primeiro laureado do prêmio e primeiro arquiteto chileno a receber a honraria.

alejandro aravena 2                                                                                 ELEMENTAL – Quinta Monroy, Iquique, Chile.

Com grande responsabilidade social, Aravena se envolveu em políticas públicas habitacionais, gerando um impacto de grande alcance e sendo assim, expandindo significativamente o papel do arquiteto. Possui uma grande produção de obras privadas, educacionais e públicas e através do escritório ELEMENTAL construiu mais de 2.500 unidades de habitação social.

“Alejandro Aravena simboliza o renascimento de um arquiteto mais socialmente engajado, especialmente em seu compromisso de longo prazo para enfrentar a crise global da habitação e lutar por um melhor ambiente urbano para todos. Ele tem uma profunda compreensão da arquitetura e da sociedade civil, como se reflete em sua escrita, sua militância e seus projetos”, cita o júri.

Além de vencer o Pritzker 2016, Alejandro Aravena foi nomeado diretor da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016.

O papel do arquiteto hoje em dia está sendo desafiado para servir às necessidades sociais e humanitárias, e eu como estudante de Arquitetura e Urbanismo reconheço profundamente a função que nós temos em pensar na sociedade como um todo e de encontrar uma solução coletiva para o ambiente construído, da mesma forma que é necessário respondermos às demandas atuais e enfrentarmos os desafios futuros do campo.

“A compreensão da importância das aspirações dos habitantes e sua participação ativa e investimento em um projeto, assim como um bom design, têm contribuído para a criação de novas oportunidades para as famílias carentes.” Aravena contribuiu claramente e totalmente ao desafio de servir à estas necessidades sociais e humanitárias e merece ser parabenizado por ser uma inspiração e exemplo através de suas contribuições para a arquitetura e humanidade.
alejandro aravena                                                                                                       UC Innovation Center, Santiago, Chile.

See ya!
Victória Carbonera.

Compartilhe.

Sobre o Autor

O universo da escrita me fascina, e aliado à arquitetura e decoração me encanta ainda mais. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e fundadora deste site, quero trazer à vocês o melhor conteúdo sobre algumas das minhas paixões. 20 anos e com uma vontade imensa de desbravar o que o mundo tem a me oferecer.

Leave A Reply