5 coisas que aprendi na faculdade – mas valem para a vida!

0

O ano de 2016 chegou e, apesar de ainda estarmos em janeiro, muitos já estão voltando ao trabalho e logo mais as aulas começam. Então, hoje, vou dizer 5 coisas que aprendi durante esses anos de faculdade e que me ajudaram a conseguir me virar com 10 matérias no semestre passado. Durante o mês de janeiro e fevereiro vou soltar mais algumas dicas sobre organização, métodos de estudo e muito mais. Espero que vocês gostem e que 2016 seja um excelente ano para todos nós!

1Frase melodramática bem no começo pra já assustar vocês, mas agora falando sério, se você deseja não só passar na média e deseja se destacar na sua vida acadêmica ou profissional você vai ter que se esforçar, muitas vezes você vai se encontrar cansado, desmotivado e nessa hora você tem que dar um empurrão em você mesmo. Você tem que ir além do que você já estava acostumado. Saia da zona de conforto! Se arrisque e se dedique. Não estou dizendo que serão necessárias noites sem dormir – apesar de que algumas madrugadas serão suas companheiras de trabalho, sem dúvida – ou que você deve viver a base de café para conseguir produzir, não é nada disso, mas você deve se motivar a superar as dificuldades para conseguir o que tanto almeja.

2

Nada vem de graça. Você quer ser o melhor da sala? Estude. Quer passar naquele concurso? Estude. Quer passar tranquilamente naquela matéria que você tanto odeia? Larga essa cabeça dura sua e abre um livro. Procure seu professor nas horas vagas. Procure aulas online, procure diversos livros, faça exercícios. Pergunte em sala de aula, pergunte fora dela. Fale com alunos que já tiveram essa matéria, procure grupos de estudo. Faça tudo o que você pode fazer. Estude mais. Estude sempre que der. Se prepare que eu tenho certeza que o sucesso chegará.

5

Regra primordial. Há algum tempo eu li essa frase e nunca me esqueci dela “Não compare o seu primeiro capítulo com o vigésimo capítulo de outra pessoa” Você tem que fazer as coisas do jeito que funcionam pra você, se estudar deitado funciona, ótimo. Se você produz mais pela manhã acorde cedo e produza. Se você prefere dormir pela manhã e estudar à noite, faça isso. Faça o que for melhor para você, não pense nos outros. Nesse momento seja egoísta. Pense em você primeiro e pense em como você pode SE ajudar. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo.

3

Eu falo isso todos os dias, você, eu, e qualquer pessoa nesse mundo precisa de um tempo livre. Ninguém consegue estudar 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo menos eu espero que não. É mais do que necessário que você tenham um momento para escapar dos seus estudos, um tempo em que você possa relaxar e não pensar em nada relacionado ao seu estudo. Veja séries, saia de casa, vá para um bar ou uma festa. Faça o que você gosta. Saia para correr, caminhar ou nadar. Tire um dia da semana para ficar em casa olhando para as paredes e pensando em como a vida é bonita. Isso é de extrema importância para sua saúde mental ok? Ok!

4

Já disse isso uma vez e vou repetir COMPRE UMA AGENDA. Tenha um calendário. Anote tudo, prazos, provas, almoços em família, consultas, apresentações de trabalho, só assim você vai se acostumar. Quando eu comprei minha primeira agenda eu anotada TUDO, tudo mesmo, anotava o que eu tinha feito no dia, o que eu pretendia fazer no outro dia e todos meus compromissos – até mesmo “ver séries o dia inteiro” – Se você está no ensino médio, você precisa se preparar para a faculdade, ninguém lá vai ficar lembrando qual a data de entrega daquele seu trabalho que vale metade da média, se você está na faculdade precisa se preparar para a vida de pagar contas e ter responsabilidades. Organização te ajuda nisso. Quando você se organiza e não deixa nada pra última hora você consegue fazer tudo com mais calma. Eu, por exemplo, tenho duas agendas – uma eu deixo em casa e a outra levo sempre na mochila – e tenho um calendário LINDO do Coisas Boas Acontecem  – que você pode baixar e imprimir onde você desejar – onde eu também anoto minhas coisas. Ano passado criei uma legenda e até hoje eu usufruo muito dela, vale a pena você criar uma que fique a sua cara!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Frequentadora assídua do cinema, viciada em séries e uma eterna apaixonada por livros!

Leave A Reply