O processo criativo de um DJ de desfiles

0

A profissão DJ nunca esteve tão em voga como nesse ano. Cada dia mais conceituada, importante e valorizada a profissão começa a despertar curiosidades do tipo: como funciona o processo criativo de um DJ dos principais desfiles das semanas de moda mundiais? Pois é, meus caros, já antecipo, não é algo fácil.

Mais do que ambientar musicalmente o local do desfile é dar vida, som e ritmo ao desfile e a coleção, coisa que requer o acompanhamento do DJ desde o princípio do processo criativo de uma coleção. Afinal, ele deve expressar exatamente todo o sentimento que está no contexto da coleção. Não estou me referindo aos DJs que tocam as músicas mais populares em desfiles convencionais e sim aos grandes desfile como Chanel, Fendi, Louis Vuitton, Dior, entre outras tantas grifes.

As grifes citadas acima tem o desfile embalado pelo emblemático Michel Gaubert, o DJ queridinho de Karl Lagerfeld. Ele está nesse segmento há mais de 20 anos, onde acompanha desde a produção da coleção, passando pela produção do desfile e por fim, contextualizando tudo nas semanas de moda mais importantes do mundo.

 

O briefing é passado para o DJ e ele tem o poder de transformar tudo aquilo que ouviu em música, de preferência boa música. “Ouço um monte de coisas, novas e antigas, e ouço o que não gosto também, porque é importante saber o que está acontecendo de maneira geral na música. No caso dos estilistas, às vezes eles não gostam de certos materiais ou cores, mas sabem que se os usam no momento certo, vai funcionar”, diz Gaubert, que tem uma coleção de cerca de 80 mil discos de vinil e mais 400 mil músicas em arquivo digital.

Depois de aprovado, ela se torna trilha dos desfiles mais cobiçados do mundo. Esse é o mundo de Gaubert, o homem de 55 anos que dedica sua vida aos grandes desfiles prêt-à-porter e haute couture.. A vida de um DJ está muito relacionada com a moda. Principalmente no estilo techno, house e deep. Moda, conceito, estudo e boa música eletrônica: a compilação da arte moderna.

Compartilhe.

Sobre o Autor

CEO do Explosive Box e Publicitário, louco por qualquer tipo de arte que me encante. Também sou editor-chefe das colunas de Moda e Música.

Leave A Reply