25 Verde: uma casa entre árvores

0

Quem nunca quis ter uma casa na árvore quando criança né?! Pois, para o arquiteto Luciano Pia isso tornou-se uma realidade. O mesmo projetou o 25 Verde, um complexo de apartamentos que parece uma verdadeira casa na árvore no meio da cidade. O edifício de 5 andares localiza-se em Turim, na Itália, foi concluído em 2012 e possui 150 árvores que protegem os moradores da poluição e dos ruídos do entorno.

1

Cada passo no projeto do edifício foi tomado para que houvesse uma integração, entre a natureza e as pessoas, mesmo em uma paisagem completamente urbana.  A forma orgânica e assimétrica dos seus terraços permitem árvores em vasos e faz com que elas “brotem” para fora do prédio. As 150 árvores são caducifólias, ou seja, elas perdem suas folhas no inverno e sendo assim, permitem que a luz entre no edifício durante os meses mais frios. As mesmas ainda, são capazes de absorver cerca de 200 mil litros de dióxido de carbono a cada hora, elas ainda criam um microclima perfeito no interior do edifício, que mantém a temperatura estável durante o ano todo.

2

3

Os streeps em madeira maciça que cobrem os terraços, filtram a luz do sol no verão, enquanto no inverno eles permitem a entrada de luz para dentro da edificação.  As estruturas metálicas parecem árvores e elas “crescem” a partir do térreo até o telhado, mantendo o planking de madeira dos terraços: tornam-se entrelaçadas com a vegetação para formar uma fachada única. O último piso é coberto com telhados verdes privados.

6

Um dos objetivos do projeto é o aumento da eficiência energética e, por essa razão várias soluções integradas têm sido adotadas: isolamento contínuo, proteção solar, aquecimento e refrigeração que fazem uso da energia geotérmica com bombas de calor e reciclagem da queda chuva para regar o verde. O verde é diversificado: grandes vasos nos terraços, jardins judiciais e paredes verdes.

4

7

“É um edifício especial, porque é vivo: ele cresce, ele respira. Quando todo o verde está totalmente florescendo dá a sensação de viver em uma casa na árvore. Você pode sonhar com uma casa ou viver em um sonho!”  É o que cita Luciano Pia.

Veja abaixo mais algumas fotos:

5

9

8

12

11

10

Eu amei a ideia e o resultado.
Espero que vocês tenham gostado!

See ya,
@vickcarbonera

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

O universo da escrita me fascina, e aliado à arquitetura e decoração me encanta ainda mais. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e fundadora deste site, quero trazer à vocês o melhor conteúdo sobre algumas das minhas paixões. 20 anos e com uma vontade imensa de desbravar o que o mundo tem a me oferecer.

Leave A Reply