“Dior e Eu”: documentário desvenda o mundo da grife e a chegada de Raf Simons

0

Em 2011 a Dior viu-se em um impasse e causou um frisson no mundo da moda: John Galliano se envolveu em um escândalo depois de declarações anti-semitas e a maison ficou sem diretor criativo. Em julho de 2012, o belga Raf Simons assumiu o posto e, em uma retomada surpreendente e controversa para a grife, o estilista conseguiu levar sua visão moderna e criou uma nova identidade sem perder a tradição da label. E este momento virou tema do documentário “Dior e Eu”, do diretor Frédéric Tcheng, o mesmo de  “Valentino: The Last Emperor” e “Diana Vreeland: The Eye Has to Travel”.

dior-e-eu-filme-2

O longa-metragem revela o impressionante desempenho de Raf à frente da marca, os desafios e a dedicação do jovem estilista ao criar sua primeira coleção de alta-costura – tarefa que precisou concluir em apenas oito semanas -, a ansiedade para o esperado desfile, a competência dos profissionais que trabalham com o novo diretor criativo e o trabalho minucioso dos artesãos do ateliê (alguns com 40 anos de casa). Tudo relatado de uma maneira real e “sem filtros”.

dior-e-eu-6

Também apresenta Raf como um homem reticente, calmo, tímido, concentrado e que não perde o controle, apesar de mostra-lo vulnerável conforme o desfile se aproxima. Afinal, ao assumir o posto, o estilista – que após sete anos bem sucedidos como diretor criativo da Jil Sander – viu seu talento ser questionado por muitos que diziam: “ele nunca fez couture” ou “ele é minimalista”.  Hoje, ele é um dos criadores mais admirados da moda contemporânea por sua visão certeira e fascinante.

6876238

E agora os brasileiros amantes de moda podem comemorar. Com mais de um ano de atraso em relação à pré-estreia mundial no Festival de Tribeca, em abril do ano passado, o documentário entra em cartaz no Brasil no dia 27.08 (próxima quinta-feira). Certamente será difícil não se deixar levar pelas lindas imagens de confecção dos vestidos e pela ansiedade nos minutos que precedem o início dos desfiles.

Assista ao trailer de “Dior e Eu”:

 

Arrivederci, Beatriz Arvatti.

FOTOS: Divulgação.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Não me lembro quando foi que o universo da Moda me conquistou, as vezes eu acho que eu já nasci amando tudo isso. Hoje sou estudante de moda, mas não me peçam para desenhar ou costurar, meu negócio é escrever! Filmes antigos, anéis, Audrey Hepburn, botas, 90’s, sinceridade, bolo quente, livros, batom e assaltar o guarda-roupa da vó.

Leave A Reply