Bate-papo sobre Moda com João Freire

0

Hey guys!

Tenho sido bastante questionado/sondado sobre a moda masculina nos dias de hoje por todos os tipos de pessoas, desde aqueles caras que não fazem o tipo “qual a peça do momento?” até alguns fashionistas que conhecemos muito bem de redes sociais. Diante disso, resolvi criar um Box extra, que é o Bate-papo sobre Moda. Nele conversarei esporadicamente com influentes na moda brasileira, quiçá mundial. Dando uns toques básicos, apresentando o estilo dos mesmo e guiando aqueles que gostam de se vestir bem, de estar apresentável.

Começo o Box com João Freire, um paulista de 24 anos que botou o pé fora da caixa muito cedo, tem formação em Relações Internacionais na FAAP,  Consultoria de Imagem e Estilo na FAAP e na FIT-NYC e é um fashionista nato, digno da nossa inspiração de cada dia. Sigo ele no Instagram faz alguns meses, e desde então venho sondando e tentando trazer algumas referências dele e de outros caras que assim como ele não são grand-bloggers e vestem moda basicamente por destino, gosto ou profissão, que no caso de João, é uma mistura dos três.

FASHIONMEN

Desde quando surgiu seu olhar mais aguçado pela moda?
A moda sempre brilhou meus olhos, desde pequeno a minha curiosidade sobre o assunto despertou a vontade de pesquisar e buscar mais informações sobre esse universo. Após morar na Califórnia, aos 18 anos, decidi que iria estudar Relações Internacionais – mas para atuar na área de Marketing Internacional, de empresas do segmento da moda. Hoje – 6 anos depois, após me formar em Consultoria de Imagem e Estilo, sinto que me encontrei e vejo que cada passo que dei foi válido para minha trajetória.

Você encara a moda pelo que dizem ou pelo que você pensa sobre?
Um pouco dos dois. Como Coolhunter, observo com muita atenção a reação e o comportamento das pessoas – principalmente, quando são apresentadas à novas tendências. Mas no final, o que penso sobre – baseado em muito estudo e formação, é o que considero quando encaro a moda. Mas, a opinião das pessoas é essencial – como ferramenta de feedback, positivo ou negativo, basta saber encarar!

Você morou em NY, certo? Quais suas percepções do pré e pós New York?
NYC é uma escola de vida pessoal e profissional. Impressionante, como amadureci e aprendi naquela cidade – realmente apenas quem mora, consegue entender de fato o que sinto. NYC não é uma cidade, é um mundo, lotado de informações, novidades e competições – se você não absorver tudo o que a cidade te oferece, ela te engole e você se perde. Acredito que minha determinação e objetividade foram cruciais para meu aprendizado e formação em minha carreira (que está só começando!).

Como você caracteriza seus looks nas seguintes ocasiões: basic day, fashion week, viagem e première.
No geral, sou básico e abuso de peças e cores neutras. Mas em ocasiões como Fashion Week e Eventos procuro adicionar algo diferente, tendência ou novidade. Faz parte do meu trabalho, mostrar algo novo, produto ou combinações. Em viagens sigo bastante o local em que estou conhecendo – mas no geral, sigo o estilo mais básico/elegante.

Hoje, qual grife e qual fast-fashion masculina você considera a melhor?
Saint Laurent e H&M.

Para aqueles que querem melhorar seu estilo, qual sua principal dica?
A principal dica é não inventar muito (o homem é prático!) e sempre seguir seu gosto pessoal – quando estamos confortáveis e satisfeitos com nós mesmo tudo aparenta e veste melhor. De fato, a autoconfiança é um dos elementos que nunca vai sair de moda!

Menos é mais?
SEMPRE! Moda masculina é prática, básica e moderna. Quem caminha no sentido oposto dessas características – na minha opinião, se perdeu…


E aí, curtiram? Ele dedica seus dias a isso e não são dias jogados fora. O mesmo compartilha tudo em seu site e no seu Instagram, que é um dos meus preferidos. Vale a pena dar ao menos uma olhada e saber mais aprofundadamente sobre o olhar dele referente à moda masculina. Ah, a baixo alguns looks dele que eu considero os musts, para vocês se inspirarem e entenderem um pouco mais sobre o estilo dele:

looks

Em cima alguns looks pegos no IG e a baixo os acessórios e shoes, que são meus faves do João. Morro de amores pela bag dele by Saint Laurent, pelo óculos da Dior que tem um espelhamento sofisticado – diferente do que vemos por aí e também seus shoes, que vão de Nike até Givenchy. Muito, muito amor!

DETAILS

Até a próxima.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

CEO do Explosive Box e Publicitário, louco por qualquer tipo de arte que me encante. Também sou editor-chefe das colunas de Moda e Música.

Leave A Reply