Entendendo a Alta-Costura

0

A Semana de Alta-Costura começa no próximo domingo (05.07). É o momento em que um grupo seleto de marcas nos levam a belíssimas imagens e a um mundo de sonhos! E antes que compradores, colecionadores, fashionistas e a imprensa desembarquem em Paris para essa pequena maratona, resolvemos começar nossa cobertura esclarecendo as dúvidas sobre esse mercado minúsculo e tão luxuoso:o que é, quem faz, quanto custa e quem compra?

stephane-rolland-defile-haute-couture-juillet-2011

Stephane Rolland Haute Couture 2011

O que significa Alta-Costura? Para começar, a Haute Couture é uma moda exclusiva, feita a mão e com materiais de altíssima qualidade. Surgiu em 1858 para definir o trabalho do inglês Charles Frederick Worth que produziu o primeiro desfile de moda conhecido, no qual ao invés de cabides – como era habitual na época – modelos foram usadas para apresentar as roupas. O termo é protegido judicialmente e só pode ser usado pelas Maisons que receberam essa designação.

E ai surge uma nova pergunta: quem define o que é ou não Alta-Costura? Essa é uma missão para a Chambre Syndicale de la Haute Couture (Câmara Sindical da Alta Costura), uma instituição francesa criada em 1868. Há uma série de regras rígidas a serem cumpridas pelas casas como ter um ateliê em Paris – mais especificamente no Triangle d’Or, ou triângulo de ouro, formado pelas avenidas Montaigne, Georges V e Champs Elysées – , empregar um staff em tempo integral de 15 pessoas, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com no mínimo 35 looks para dia e noite. A Câmara revê o grupo de marcas anualmente.

-Spring-2012

Ateliê Christian Dior

Quem faz? No calendário atual, desfilam as maisons Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiela, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, JPG, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Ulyana Sergeenko, Fendi, Giorgio Armani Privé, Alexis Mabille, Maurizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Ralph & Russo, Dice Kayek e Franck Sorbier. Não existe  “estilista de alta-costura”, o termo correto é costureiro.

christian-dior-spring-2012-couture-candids-10_180126860553

Christian Dior Haute Couture Spring 2012

Quanto custa uma peça de Alta-Costura?  A AC tem a ver com técnica e não com preço, mesmo porque seus compradores não se preocupam muito com essa questão. Normalmente, horas, dias e até semanas são gastos para a confecção de uma roupa. Algumas peças podem chegar a até 1000 horas de trabalho feito pelas mãos mais habilidosas do mercado. Assim, uma peça sem muitos ornamentos pode começar nos US$ 10 mil, de acordo com um artigo publicado no “The Telegraph”. Um vestido de noiva ou casaco de pele pode custar R$ 700 mil. Já para os modelos de noite e ainda quando pedras preciosas são usadas: o céu é o limite!

tumblr_ljgyl9yNbb1qzoaqio1_r1_1280-993x1024

Daphne Guinness veste Alexander McQueen Haute Couture. A herdeira da cerveja irlandesa é dona de 2.500 peças de Couture.

Quem são os compradores de Haute Couture? Esse é um segmento com pouquíssimos clientes. Estima-se que há cerca de quatro mil no Mundo. Aliás, eles não devem ser chamados de clientes, mas sim de compradores ou até mesmo colecionadores.  Há ainda uma percepção entre as marcas, de que suas compradoras são cada vez mais jovens. Geralmente, elas são as herdeiras de grandes impérios e o dinheiro vem de família ou de casamentos. As maiores consumidoras de alta-costura são as americanas, as árabes e as russas.

Valentino-Haute-Couture-Spring-2014

Valentino Haute Couture Spring 2014

O tapete vermelho é fundamental e uma das justificativas de a Alta-Costura ainda existir, já que na realidade, ela nem traz tanto lucro para as marcas. Mas não há vitrine melhor para os estilistas mostrarem suas maiores habilidades e difundirem glamour e sonho. Digamos que esse segmento é uma estratégia de marketing e com a ajuda das redes sociais, a AC tornou-se um mundo de imagens lindas da moda, inspiração e delírio mesmo para quem não pode comprar. E ainda desponta tendências, como aconteceu com os tênis vistos nas passarelas da Chanel e Dior no ano passado.

alta-costura-elie-saab

Backstage de Elie Saab Haute Couture

Que tal relembrar a temporada anterior de Haute Couture? Veja aqui as principais marcas que desfilaram sua Primavera/Verão 2015.

 

Arrivederci, Beatriz Arvatti.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Não me lembro quando foi que o universo da Moda me conquistou, as vezes eu acho que eu já nasci amando tudo isso. Hoje sou estudante de moda, mas não me peçam para desenhar ou costurar, meu negócio é escrever! Filmes antigos, anéis, Audrey Hepburn, botas, 90’s, sinceridade, bolo quente, livros, batom e assaltar o guarda-roupa da vó.

Leave A Reply