SPFW Verão 2016 – Day 4

0

Hey There!

Durante o penúltimo dia (16.04) de São Paulo Fashion Week foi difícil ouvir outra coisa que não fosse o último desfile da Gisele na noite anterior. O assunto dominava a televisão e nos feeds de nossos Instagrams. E por mais que muitas lágrimas foram deixadas na passarela a semana de moda não acabava por ai.

collage6

Patricia Vieira traz mais uma vez uma coleção que prova que é possível deixar o couro com a aparência de qualquer outro material. O verão vem com inspiração costarriquenha e graças à técnica de metamorfose do couro é possível aplica-lo em uma coleção de verão que traz a paisagem do país. Saia godê e top cropped de fundo branco, as flores em tom quente, os tons terrosos naturais e os mosaicos locais representados por aplicações de espelhos em formato de flor ou pequenas bolinhas. Destaque sempre para as peças de couro com efeito de laise e renda. Nesta estação a estilista traz o lançamento de bodie recortados a laser com franjas e efeito mecramê.

collage4

A inspiração do verão 2016 da Acquastudio, veio da floração das cerejeiras no Japão que  foram posicionadas estrategicamente na passarela para compor a cenografia e o mood do desfile. Para os japoneses, está é a flor nacional e simboliza uma deusa. Assim como o fruto da cerejeira, a coleção da grife, vem representando a sensualidade, juventude, doçura e fragilidade. As peças com decotes aprofundados e as saias enviesadas nos vestidos longos transmitem uma sensualidade sutil, enquanto um ar doce e jovem é visto nos vestidos curtos e mídi que seguem com shapes em linha A e tulipa. Os bordados manuais que representam a delicadeza das cerejeiras ao florescerem, foram criados com vidrilhos, pérolas, miçangas e flors confeccionadas em tecidos. A cartela de cores vêm em tons pastel, branco, prata, rosé, azulzinho, amarelinho, finalizando com o preto que passeia por todos os looks.

collage3

O verão 2016 da GIG Couture traz diversas novidades para a marca. Tendo como inspiração os anos 60, a geometria, o Art Noveau e os tons pasteis do arquiteto escocês Charles Mackintosh é possível ver grandes mudanças na cartela de cores, estampas e modelagens da marca mineira, que aposta em um coleção totalmente versátil. Vestido com cintura marcada e saia godê na canela, vestidos mini com sobressaias, casacos estruturados ou decores profundos. Os comprimentos se revezam entre os clássicos midi e mini, os shapes aparecem mais juntos ao corpo – um desafio novo para a marca. Os conjuntos de pantalonas curtas com top combinando aparecem junto a alternância entre a fase pastel e a de coloridos explosivos que garante um interessante equilíbrio à coleção. Destaque para a estampa de ondas, o  shape triangular dos tops e recortado assimétricos das barras das saias.Os pontos em alto relevo são a grande aposta da coleção, com tramas em textura que falam por si e demostram um novo momento da marca que apresenta as suas inéditas peças tridimensionais.

collage2

Helô Rocha leva como inspiração e homenageia o Brasil neste desfile para comemorar os 10 anos de vida da Têca. Os orixás da Bahia, a crença do candomblé e o axé são os temas da vez. O desfile já inicia com força com vestidos fluidos em vermelho e preto, repletos de texturas que misturam rendas, devorês e bordados. Ao longo da apresentação, looks básicos misturavam-se a momentos mais carregados com franjas, pedrarias, conchas, pérolas, rendas, bordados, às vezes tudo em um mesmo look. As amarrações se destacam, na companhia de bordados, franjas de pérolas e búzios, recortes e patchworks handmade. A renda branca, tão característica da Bahia, aparece lindamente em vestidos fluídos e leves, dividindo espaço com outros materiais.

collage5

Uma viagem na cultura do Nordeste Brasileiro, artesanato, ginga, além das tradições desta região, foram o ponto de partida para a coleção Verão 2016 da Iódice, que entrou na passarela ao som de Caetano Veloso. A vestimenta das baianas, transformam-se num mix de texturas valorizados por rendas e couro metalizado com recortes de flores. A clássica estampa floral “chita” aparecem em uma versão esmaecida em calças amplas, cropped e vestidos midi. Os shapes são alongados e confortáveis, com um toque de volume em comprimentos variados. A coleção traz tons puxados para os terrosos, do rosa antigo ao amarelo queimado, verde e tijolo, que contrastam com o prata metalizado. Os acessórios chegam com ar futurista contrapondo com a leveza dos materiais. Sandália com salto de madeira e flores de couro dão o toque de sofisticação e, óculos estilo turbante completam o mood brasileiro da coleção. Bela sacadas do design em tops com amarrações remetendo aos nós dos lenços usados na cabeça das baianas típicas.

collage1

O desfile de Samuel Cirnansck é uma espécie de baile de debutante dos anos 20, em comemoração de 15 anos de criação. Os lustres gigantes reproduziram um cenário clássico do cinema: o salão de baila do Hotel Overlook no filme “O Iluminado” do cientista Kubrick. Partindo dessa inspiração podemos ver uma série de bordados com base na sofisticação das jóias do movimento Art Déco.  A paleta de cores evidencia tons dramáticos, valorizados pelo brilho intendo dos cristais. Nos materias estam presentes bordados de cristais, tule, cerim de seda, plumas, jacquard e organza. Destaque para a primeira parte do desfile composta por vestidos pretos colados no corpo, delineando a silhueta, com detalhe de lapela de smoking, franjas de canutilho e recortes com anquinhas. O tubinho pretinho básico em jacquard também funciona muito bem, assim como o vestido todo bordado preto e verde com transparência, mídi e perto do corpo.

E ainda temos o último dia de SPFW! Continuem acompanhando a cobertura do evento em tempo real no Instagram @explosivebox.

All for Now, Carolina Andrade

*Fotos Ag. Fotosite

Compartilhe.

Sobre o Autor

Carol, 20 anos, paulista. Sabe aquela frase: “Os olhos são as janelas da alma.” Quem disse provavelmente não conheci a moda. Pois pra mim não existe maneira melhor de dizer que e como você é através do seu modo de vestir. E é por isso que decidi cursar Negócios da Moda e estou amando.

Leave A Reply