SPFW Verão 2016 – Day 1

0

Essa segunda-feira (13.04) foi um dia muito aguardado por fashionistas, jornalistas, fotógrafos e organizadores do São Paulo Fashion Week. Isso porque em 2015, o evento celebra 20 anos de transformações e legado criativo no cenário da moda brasileira. “O fazer constrói. O fazer educa. O fazer inclui. O fazer mobiliza. O fazer conecta. O fazer transforma. O fazer humaniza”: esse é o tema desta edição, uma homenagem ao fazer e ao esforço das mais diversas pessoas em torno de um mesmo objetivo. E o primeiro dia de SPFW já encantou, despertou o desejo e vontade de celebrar também!

Animale-verão2015-eb

A Animale abriu esta temporada de desfiles com um olhar dos anos 20 e 60, mas especificamente sobre o seleto grupo que representavam a sociedade (formado por estrelas de cinema, intelectuais, esportistas, celebridades) com estilo de vida requintado e da vanguarda da época, aqueles que frequentavam os jantares petit comité, bailes, que vivia nas capitais mais desejadas como Paris e Londres.A coleção é para uma mulher forte, feminina e elegante – o que não é de se esperar ao contrario vindo da marca. A silhueta é alongada e próxima ao corpo. Há algumas formas geométricas e recortes que dão um toque sensual. Mas o que diferencia é o perfume esportivo, já que as raquetes de tênis foram uma das referências e viraram saias que parecem redes. As capas de organza que compuseram alguns looks já viraram desejo. Bravo Vitorino Campos!

UMA-verao2016-EB

A UMA nos levou a ver os clássicos do guarda-roupa masculino em tecidos mais leves, cortados a fio e sem forro. Uma alfaiataria esvoaçante! Parece contraposto, mas a proposta deu certo, graças ao artificio de styling, muito bem, usado no desfile. Raquel Davidovich fez uma coleção iluminada pelos looks totais brancos, a maioria com listras risca-de-giz espaçado. É tudo claro, fresco e feminino – graças a cintura marcada, o mix com tecidos leves e a transparência. O colete foi peça-chave e logo no primeiro dia já se mostrou tendência da estação – longos, curtos, e até em versão vestido.

TNG-VERAO2016-EB

Jovens, despretensiosas e felizes, essas são as características da menina/mulher do verão 2016 da TNG que saiu direto do filme Blue Hawaii (1961), com Elvis Presley. Do próprio astro vieram os topetes e do longa, então, as formas e modelagens praianas típicas dos anos 1950 e 1960. Muitos hotpants, bustiês, bermudas soltas em jeans ou seda, e camisas de seda com estampa floral que se repete em três combinações de cores. Com predominância do azul, do branco e do tom de areia, e em alguns momentos do pink e do amarelo, a coleção traz um mix de jeans (carro-chefe da marca) com tecidos leves e naturais como o algodão, o linho e a seda. Detalhe da palha trançada que aparece nos sapatos. Aloha!

PatBo-verao2016-eb

Patricia Bonaldi saiu da zona de conforto, vulgo os bordados e formas ajustadas que lhe renderam fama, e apostou em uma explosão de flores e shapes sessentinhas no verão da PatBo. A coleção tem um doce perfume 60’s mas não é nada nostálgica. Vestidos em linha A, em silhueta trapézio, afastados do corpo foram coloridos com maxi flores 3D (ora brancas também), confeccionadas em acrílico e aplicadas ao couro, material novo em no repertório da estilista. Ótima cartela de cores, composta por nude, azul vivo, laranja e verde.

cavalera-verao2016-eb

Desfile em algum lugar, no meio do parque Villa-Lobos, a céu aberto, onde sentamos em esteiras de palha para assistir. Tudo para entrar no clima da tribo indígena Mutum da etnia Yawanawá, que foi inspiração da Cavalera. Assim, surgiu a coleção “Kenes”, nome dado aos desenhos típicos que possuem significado espiritual ligado ao universo cosmológico da etnia, que serviram de inspiração para estampas exclusivas – de pontas de lança, jiboias, onças e andorinhas-, recortes e modelagens. A coleção tem detalhes expressivos e marcantes que se equilibram com a delicadeza e a leveza feminina. Estampas étnicas e explosão de cores fortes – o que não é comum para a marca que tem suas origens cravadas no universo rock’nroll. 

E hoje tem mais SPFW! Não deixe de nos acompanhar no Instagram @explosivebox e conferir em tempo real tudo o que acontece pelo evento, além dos desfiles.

Arrivederci, Beatriz Arvatti.

*Fotos Ag. Fotosite
Compartilhe.

Sobre o Autor

Não me lembro quando foi que o universo da Moda me conquistou, as vezes eu acho que eu já nasci amando tudo isso. Hoje sou estudante de moda, mas não me peçam para desenhar ou costurar, meu negócio é escrever! Filmes antigos, anéis, Audrey Hepburn, botas, 90’s, sinceridade, bolo quente, livros, batom e assaltar o guarda-roupa da vó.

Leave A Reply