Countdown Lollapalooza 2015 – Calvin Harris

0

Hey there!

Para a segunda série de posts do Countdown Lollapalooza escolhemos Adam Richard Wiles mais conhecido pelo seu nome artístico Calvin Harris. Hoje, de acordo com Forbes é o DJ mais bem pago de 2013 e 2014, mas a vida nem sempre foi assim. Calvin nasceu no dia 17 de Janeiro de 1984 em Dumfries, na Escócia. Seu primeiro contato com a música eletronica foi logo na adolescencia e aos 15 anos gravava demos em seu quarto. Com 17 anos arrumou um emprego afim de conseguir dinheiro e se mudar para Londres com a esperança de aprender com a cena musical local.

Em 2006 depois de ser descoberto por Tommie Sunshine através do Myspace assinou um contrato com Three Six Zero Group (management), EMI (publishing) e Sony BMG (gravadora).  Seu primeiro álbum “I Created Disco” foi lançado em 2007 contendo músicas eletroclash com influência dos anos 80, como os singles “Acceptable in the 80’s” e “The Girls”. Para promover o álbum Calvin fez uma turne pelo Reino Unido junto com Faithless e Groove Armada. “I Created Disco” vendeu mais de 100,000 cópias no Reino Unido e chegou ao número 8 no UK Album Chart. Conforme os singles do álbum eram lançados eles sempre apareciam entre os 10 primeiros no UK Single Chart. Devido ao sucesso, em 2008 um de seus singles foi escolhido para um comercial de televisão para a Kia Motors e também participou no BBC Radio 1’s Essential Mix com um set de duas horas.

Depois de mentir em 2008 que seu leptop, com a única copia do seu novo projeto, estava junto com as malas que ele tinha perdido no aeroporto de Londres, contou que na verdade foi uma tentativa de ganhar mais tempo para terminar seu segundo álbum. Assim em 2009 lançou o álbum “Ready for the Weekend” que estreiou como número 1 no UK Album Chart. Mais uma vez os singles atingiram ótimas posições no UK Single Chart, entre eles “I’m Not Alone”, “Flashback”, “You Used to Hold Me”, “Ready for the Weekend”, “Worst Day” e “Yeah Yeah La La La” que foi usado em um comercial da Coca Cola. Calvin se apresentou no Reino Unido, Irlanda, França, Holanda e Estados Unidos para promover seu álbum.

Em 2010 foi nominado no BRIT Award como British Male, porém não levou o prêmio. No mesmo ano, Calvin afirmou que “Yeah 3x” de Chris Brown plagiava seu 2009 single “I’m Not Alone”. (Tirem suas próprias conclusões aqui e aqui). Tendo semelhanças consideradas entre as duas canções, Harris foi posteriormente adicionado aos créditos de compositor do single e do álbum FAME.

Harris tocou em vários lugares, como o 2010 Big Day Out na AustraliaNew Zealand, Evolution Festival em Newcastle, Splendour em Nottingham e foi um headlined no Stockton International Riverside Festival em Stockton-on-Tees. Também apareceu junto com Afrojack no aniversário do Our:House em New Zealand e apresentou um set com uma hora de duração no Australia’s Steresonic Festival junto de Tiësto, Carl Cox, Afrojack e Major Lazer.

Em 2011 participou com Rihanna da turne Loud Tour. Mais tarde, lançou o single “Bounce”, uma colaboração com Kelis que estreou no número dois no UK Singles Chart em Junho de 2011. Outro single, “Feel So Close”, foi lançado em Agosto de 2011 e também chegou a número dois no Reino Unido.  “Feel So Close” tornou-se o primeiro single a ganhar uma posição significativa no  Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, chegando ao número doze.

Em 2012 antes do lançamento oficial do seu terceiro álbum “18 Months”, Calvin lançou alguns singles em parceria com diferentes artistas entre eles Kelis, Rihanna, Example, Nicky Romero, Ellie Goulding, Tinie Tempah, Florence Welch, Dizzee Rascal, Ne-Yo, Ayah Marar e Dillon Francis. Algumas músicas tiveram um sucesso muito grande, como “Let’s Go” feat. Ne-Yo que chegou em segundo lugar em UK, “We’ll Be Coming Back” feat. rapper Example também chegou ao segundo lugar e “Sweet Nothing” feat. Florence Welch do Florance and the Machine que chegou ao primeiro lugar no UK Single Chart (seu segundo single número 1 desde “I’m Not Alone”). As músicas “Bounce”, “Feel So Close”, “Drinking from the Bottle”, “I Need Your Love” e “Thinking About You” também faziam parte deste álbum e chagaram ao UK TOP 10. Durante esse ano Harris foi house DJ no MTV Video Music Awards em LA, onde ele ganhou Best Eletronic Video (Melhor Video Eletronico) com “Feel So Close” e Video of the Year (Video do Ano) com Rihanna por “We Found Love”.

Em 2013 Calvin foi contratado como o primeiro e exclusivo residente no nightclub MGM Grand’s Hakkasan em Las Vegas, onde ele regularmente se apresenta. Em Outubro do mesmo ano Calvin e Alesso lançaram um single colaborativo com a dupla Hurts chamado “Under Control”, que chegou a número 1 no Reino Unido.

Em Março de 2014 Calvin lançou o  single “Summer” que chegou ao primeiro lugar em UK e Irlanda e em Junho o single “Blame” com vocal de John Newman. Em Setembro anunciou que seu quarto álbum iria ser chamado “Motion” contendo “Under Control”, “Summer” e “Blame”. O álbum foi um enome sucesso em UK e nos Estados Unidos.

Calvin leva o record pelo maior número de top 10 hits do mesmo álbum no UK Single Chats com nove hits, passando Michael Jackson. Também foi o primeiro artista a ter três músicas simultaneamente no Billboars’s Dance/Electronic Songs Chart.

Ainda veremos muito de Calvin Harris em 2015, começando pelo seu track lançado no começo do ano em parceria com o trio HAIM, chamado “Pray to God”. Se você não ouvi ainda tem que ouvir.

All for now!! Carolina Andrade

Compartilhe.

Sobre o Autor

Carol, 20 anos, paulista. Sabe aquela frase: “Os olhos são as janelas da alma.” Quem disse provavelmente não conheci a moda. Pois pra mim não existe maneira melhor de dizer que e como você é através do seu modo de vestir. E é por isso que decidi cursar Negócios da Moda e estou amando.

Leave A Reply