Paris Fashion Week Inverno 2016 – Part I

0

Salut, Paris! Há grandes expectativas para esta semana que fecha a temporada internacional. Serão mais de 90 marcas desfilando suas coleções de prêt-à-porter Inverno 2016. Entre elas, algumas estreias após a tão movimentada dança das cadeiras da moda no ano passado. Mas falaremos disso no decorrer dos próximos dias de PFW.

AnthonyVaccarello-inv2016-eb

E a semana começou com um céu estrelado para Anthony Vaccarello. O estilista, que até as últimas temporadas atrás andava experimentando cores como branco e vermelho, fez para o inverno 2016 um coleção quase toda preta, coberta por tachas e botões prateados e recortes aplicados em forma de estrela de tamanhos diferentes.  O shape é clássico e possui fendas assimétricas como é de costume em suas criações.

driesvannoten-inv2016-eb

Dries Van Noten buscou inspiração em mulheres excêntricas dos nossos tempos, ainda que há certas referências do passado. A coleção tem quase que um olhar militar – atenção para os bolsos utilitários – se não houvesse ali texturas e bordados riquíssimos. Talvez por isso o próximo inverno do estilista belga é feminino, mas sem a caretice e o comum. Estampas em 3D, brocado imperial, peles e maxicolares florais confiram mais um vez a opulência como trend e ainda passam a ideia de um couture-casual. A construção do styling mostra camadas de personalidade nos looks.  Destaque para os moletons que foram sofisticados por lantejoulas.

rochas-inv2016-eb

Alessandro Dell’Acqua’s já mostrou nos seus últimos desfiles para a Rochas – este é o terceiro – que tem um total apreço pela História da Moda, mas de forma alguma ele cai na armadilha do vintage. Nesta coleção, a elegância rígida e formal dos anos 1930 ganha ricos detalhes e uma sensualidade quase pura e delicada. A estampa de pássaros em algumas peças traz um perfume solene. Sem dúvida, foi o melhor trabalho do estilista para a marca até então.

carven-inv2016-eb

Apesar da invasão 60’s na passarela da Carven, os tempos são bons e novos para a marca. Em seu début, a dupla Alexis Martial e Adrien Caillaudaud repaginaram a cara da grife, mas mantiveram a essência tipicamente parisiense pelo qual é conhecida.  Só que agora ela tem uma atitude muito mais irreverente e forte, marcadas pelas calças cropped justas de cintura bem alta. Minissaias em A, camisas e jaquetas encurtadas mostram a estética da década em questão e causam profundo desejo.balmain-inv2016-ebDiscrição nunca foi o sinônimo da Balmain de Olivier Rousteing, já que quase tudo que o estilista faz é a cara dos anos 1980.  Nesta coleção, a onda do oitentismo – que já deu as caras na temporada internacional – veio em forma de tsunami: ombros marcados, calças palazzo, silhueta acinturada, lurex, canutilhos, paetês, transparência e combinações de cores fortes que soam perigosas. Mas sendo Rousteing, mestre na década, os exageros e excessos receberam proporções atualizadas e tratamento de luxo. Assista ao video do desfile aqui.

lanvin-inv2016-ebAlber Elbaz voltou às suas origens para construir o inverno 2016 da Lanvin, assim a inspiração veio do universo equestre. Mas não pense em roupa de montaria, o estilista misturou de forma maestral várias outras referências. Boho e gipsy com um toque urbano e pegada glam. No começo do desfile, looks mais calmos compostos por uma alfaiataria prática e poderosa, feita para o dia-a-dia. Depois, atravessaram pela passarela looks mais evoluidos, cheios de sobreposições,  brilhos, franjas e ricas texturas. No styling, cap bordado, luvas, botas texturizadas ou estampadas e maxi bijuoux fizeram jus à algo que já vimos nesta temporada: a ideia do tudo junto ao mesmo tempo e agora.

E a Paris Fashion Week está só começando…

Arrivederci/Au revoir, Beatriz Avatti.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Não me lembro quando foi que o universo da Moda me conquistou, as vezes eu acho que eu já nasci amando tudo isso. Hoje sou estudante de moda, mas não me peçam para desenhar ou costurar, meu negócio é escrever! Filmes antigos, anéis, Audrey Hepburn, botas, 90’s, sinceridade, bolo quente, livros, batom e assaltar o guarda-roupa da vó.

Leave A Reply