NYFW Inverno 2016 – Part I

0

A semana de moda de Nova York é a mais extensa, com um line up recheado de novos estilistas e nomes em ascensão, além de ser o pontapé inicial a temporada internacional. Esta edição, que começou na quarta-feira (11.02), é a ultima sediada no Lincoln Center e patrocinada pela Mercedes-Benz.

coach-inverno2016-eb1

Uma coleção “American Originals” foi a proposta do inverno 2016 da Coach. Um mood de motoqueiro, desprendido do luxo. A jaquetas de couro (carro chefe da grife) foram sobrepostas a peles e combinadas com bandanas no pescoço. Estrelas, listras e xadrez estampam a coleção de Stuart Vevers,  que brilha os olhos com tantas peças-desejo e looks prontíssimos para sair das passarelas.

KateSpade-inverno2016-eb

Na Kate Spade, o clima intimista de inverno unido ao universo caprichoso da grife resultou a uma coleção aconchegante, com sobreposições e muito xadrez. A inspiração veio dos bares de hotel e lounges escondidos pela cidade de Nova York, e a vontade que as pessoas tem de se sentirem confortáveis nesta época do ano. A calça de moletom bordada com cristais foi combinada com casaco de faux-fur e gorro de tricô. Um grunge um tanto quanto meigo, visto também nas saias abaixo do joelho em estampa xadrez. Destaque para os acessórios divertidos e graciosos como os demais gorros, chapéus, bonés e sapatos oxford de salto.

lacoste-inverno2016-eb

Felipe Oliveira Baptista voltou ás origens nos anos 30 da Lacoste com o tema “Tênis de inverno”. Nas passarelas, frases que remetiam a história da marca de maneira divertida e homenagearam o fundador da grife, René Lacoste. Listras e a tela quadriculada das raquetes foram desconstruídas em estampas discretas. O clássico plissado dos uniformes femininos logicamente apareceram nas saias. Mas há toques de alfaiataria tanto nos modelos de moletons, como nos casacos pesados. Destaque para a capa de pelo sintético sobreposta ao conjunto de blusão com zíper.

JillStuart--inverno2016-eb

Será que qualquer semelhança é mera coincidência? Talvez sim, talvez inspiração, mas o inverno 2016 da Jill Stuart lembrou a primeira coleção de Nicolas Ghesquière para a Louis Vuitton, no inverno de 2015 em quesitos de ideias, modelos, cores e materiais. A silhueta sessentinha fundiu-se as texturas 70’s como o couro e o vinil. A coleção é retrô mas as peças podem facilmente ser combinadas a básicos de qualquer guarda-roupa. Mas minha paixão a primeira vista desta passarela é o casaco de pele com toque aveludado em azul, que apareceu também na mini saia do look seguinte.

alexanderwang-inverno2016-eb

O inverno de Alexander Wang é sombrio graças ao punk underground que inspirou a coleção. Toda em preto (a não ser por dois looks de jeans + tricô branco), focada em uma alfaiataria com ares militar, muito detalhes e bastante decorada por tachas (será a volta delas?). O exército de guerreiras urbanas vestiam roupas de couro e veludo com corte quadrado – lembrando armaduras – arrematados por mega plataformas.

altuzarra-inverno2016-eb

Joseph Altuzarra é um dos estilistas da nova geração da moda americana que possui uma assinatura facilmente reconhecida: saia lápis, fendas profundas, blusas delicadas e casacos pesados. Tudo sempre extremamente elegante e feminino, porem arrojado. O estilista é muito mais ligado a evolução de sua marca do que a inovação da imagem. Certo ele,  pois para mim esse foi o seu desfile mais bonito até então. Para o próximo inverno, ele sugere camisas de renda com golas – algumas com babados como no século 16 -, casacos de alfaiataria cortados com perfeição, terninhos a lá 70’s, estolas e casacos de pele poderosíssimos. Em outro momento do desfile, os mesmos casacos são usados por cima de vestidos de crepe e lurex.

Amanhã tem mais post sobre a NYFW!

Arrivederci, Beatriz Arvatti.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Não me lembro quando foi que o universo da Moda me conquistou, as vezes eu acho que eu já nasci amando tudo isso. Hoje sou estudante de moda, mas não me peçam para desenhar ou costurar, meu negócio é escrever! Filmes antigos, anéis, Audrey Hepburn, botas, 90’s, sinceridade, bolo quente, livros, batom e assaltar o guarda-roupa da vó.

Leave A Reply