Retrospectiva: os principais momentos da moda em 2014

0

Alguém consegue acreditar que o ano já está acabando? É sempre assim, parece que os 12 últimos meses passaram e não deu tempo nem de respirar, pelo menos foi o que aconteceu no mundo da moda. 2014 foi um ano e tanto. Ano que eu entrei no EB (Grazie Di <3), ano da dança das cadeiras entre estilistas e marcas (assunto para um próximo post), ano da morte de um grande nome da moda Oscar de La Renta, ano em que o EB fez a cobertura mais completa do SPFW de todos os tempos e ano de outros vários acontecimentos que relembraremos agora.

JANEIRO 

janeiro-retrospectiva2014-eb.jpg5

Logo no comecinho, as maisons Chanel e Dior surpreendem e ditam uma tendência na semana de Haute Couture que nos acompanha durante todo o ano, os tênis. Não demorou para eles se tornarem queridinhos nos nossos pés. E o trend continua em 2015 com tudo! 

FEVEREIRO

fevereiro-retrospectiva 2014-eb.jpg5

Cara Delevingne é capa da Vogue Brasil e no recheio, um editorial fotografado no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Na semana de moda de Nova York, o estilista Alexandre Herchcovitch apresenta sua coleção de inverno 2015, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. Já em Milão, Jeremy Scott faz barulho com sua coleção para Moschino, inspirada principalmente nos uniformes do Mc Donald’s e que lançou outro trend do ano, a logomania.

 MARÇO

maio-retrospectiva2014-eb.jpg3

Na semana de moda de Paris, Nicolas Ghesquière faz sua tão aguardada estreia como diretor criativo da Louis Vuitton e Karl Lagerfeld transforma o Grand Palais em supermercado fashion no desfile da Chanel. Quem se lembra dos fashionistas tentando saquear uns produtinhos da marca feitos especialmente para compor o cenário? E por aqui, a rede de fast-fashion Forever 21 finalmente desembarca no Brasil, causando um alvoroço e filas quilométricas.

ABRIL

abril-retrospectiva2014-eb.jpg3

Pela primeira vez a Adidas Originals uni-se ao DNA carioca da Farm para lançar uma das coleções de maior sucesso do ano. A biografia do estilista Yves Saint Laurent, dirigido pelo ator e realizador Jalil Lespert, estreia nos cinemas brasileiros. E é de abril, a edição da Vogue America com Kim Kardashian e Kanye West na capa, a mais polêmica de 2014.

MAIO

maio-retrospectiva2014-eb.jpg4

A musa Rihanna é capa da Vogue Brasil, na edição que comemora os 39 anos da revista no país. Kate Moss lança coleção para a rede de fast fashion TopShop, vendida para 40 países, inclusive o Brasil. Em Florença, na Itália, Kim Kardashian se casa com o rapper Kanye West, a bordo de um vestido criado por Riccardo Tisci.

JUNHO

junho-retrospectiva2014-eb.jpg2

No mês da Copa do Mundo no Brasil, a top do mundo é nossa! Sim, estou falando de Gisele Bündchen, cover girl de 8 revistas somente em junho, uma delas ao lado do craque Neymar (e esse foi meu primeiro post aqui no EB! Quem se lembra?).

JULHO

julho-retrospectiva2014-eb.jpg3

O sucesso da primeira coleção da Adidas Originals + Farm foi tanto,  que a parceria mais querida do ano ganhou uma segunda levaBlake Lively lançou sua plataforma online: o Preserve. E o EB te alertou sobre o “Normcore”, tendencia que pontuou 2014 como um ano em que se vestir da forma mais normal possível nunca esteve tão na moda.

AGOSTO

agosto-retrospectiva2014-eb.jpg2

Christian Louboutin entra para o ramo da beleza e lança sua primeira coleção de esmaltes inspirada nas icônicas solas vermelhas e no salto bailarina. Paulo Borges, o fundador da São Paulo Fashion Week, cria a campanha Amo Moda Amo Brasil com o objetivo de valorizar a moda do nosso país.  E o fotografo Mario Testino desembarca em São Paulo para a inauguração de sua exposição, “In Your Face”, na Faap.

SETEMBRO

setembro-retrospectiva2014-eb.jpg2

O EB te mostra os principais desfiles da NYFWLFW, MFW e PFW, ao todo foram 4 semanas de moda internacionais. Em Milão, a Moschino surpreende mais uma vez, com uma coleção inspirada na boneca Barbie, que logo virou trend. Em Paris, Karl Lagerfeld faz um protesto feminista no finale da Chanel e Jean Paul Gaultier se despede de seu prêt-à-porter com um belíssimo show. Quem ainda não assistiu ao video do desfile, vale a pena conferir. E sai a lista das eleitas pela revista People como as mais bem vestidas do ano com Taylor Swift em primeiro lugar.

OUTUBRO

outubro-retrospectiva2014-eb.jpg2

A Louis Vuitton convida seis grandes nomes, como Karl Lagerfeld, Christian Louboutin e  Rei Kawakubo para assinar a coleção “The Icon and the Iconoclasts”, em comemoração aos 160° aniversário da grife francesa. Aos 82 anos, morre um dos maiores ícones da moda, o estilista Oscar de La Renta. A übermodel Gisele Bündchen é a nova garota-propaganda da Chanel. Duas it girls desembarcam no Brasil, Alexa Chung e Olivia Palermo, aproveitamos para revelar um pouquinho de seus star style.

NOVEMBRO

novembro-retrospectiva2014-eb.jpg2

A primeira semana de Novembro foi intensa! Te mostramos a cobertura do SPFW Inverno 2015 em tempo real lá no @explosivebox e, por aqui, os desfiles de cada dia.  Ainda durante essa semana, a Riachuelo arma um super evento para apresentar sua linha assinada pela Versace. E por falar em grandes parcerias, o EB uni-se a marca paulista VOA. 

DEZEMBRO

dezembro-retrospectiva2014-eb.jpg2

Para encerrar o ano com chave de ouro, acontece o Victoria’s Secret Fashion Show, pela primeira vez em Londres e com duas Angels brasileiras, Adriana Lima e Alessandra Ambrósio, dividindo a passarela vestidas com o Fantasy Bras, os sutiãs milionários da VS. Pharrell Williams e Cara Delevingne estrelam o short film da Chanel, ‘Reincarnation’, feito especialmente para apresentar sua coleção de Métiers d’Art com desfile em Salzbrugo. Mas não foi o último destino dos fashionistas, já que a Dior mostrou seu pre-fall em Tóquio.

E ainda falta alguns dias para o final de 2014. Fiquem ligados nas notícias diárias lá no nosso Instagram @explosivebox!

Arrivederci, Beatriz Arvatti.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Não me lembro quando foi que o universo da Moda me conquistou, as vezes eu acho que eu já nasci amando tudo isso. Hoje sou estudante de moda, mas não me peçam para desenhar ou costurar, meu negócio é escrever! Filmes antigos, anéis, Audrey Hepburn, botas, 90’s, sinceridade, bolo quente, livros, batom e assaltar o guarda-roupa da vó.

Leave A Reply