Estações de metrô viram galeria de artes em Nápoles

0

As estações de metrô são utilizadas por milhares de pessoas todos os dias, as quais passam por ali seja para ir ao trabalho, à faculdade, ao colégio e afins. E em meio a correria do a dia a dia pode acabar se tornando um lugar estressante, pois ficar na espera do trem depois de um mais um dia de rotina e ainda ter que aguentar todo o trajeto tendo de disputar um assento para descansar não é nada agradável para ninguém né?! Com isso , o subterrâneo se tornou, ao longo dos anos, um atrativo turístico em alguns países por conta de sua estrutura, seja clássica ou moderna, que agrega o prazer de observar grandes construções por debaixo da terra. E, pensando nisso um projeto transformou as estações de metrô em Nápoles (Itália) em verdadeiras galerias de arte.

Com o projeto  Napoli’s Art Stations, dirigido por Achille Bonto Oliva, ex-diretor da Bienal de Veneza as estações de metrô foram transformadas na última década. A ação convidou mais de 100 designers e arquitetos de renome, como Alessandro Mendini, Anish Kapoor, Gae Aulenti Jannis Kounellis, Karim Rashid, Michelangelo Pistoletto e Sol LeWitt, para darem novos ares às estações que ligam a cidade, colaborando com mais de 200 obras.

A mais nova estação projetada foi a de Toledo, idealizada pelo arquiteto espanhol Oscar Tusquets Blanca e o designer William Kentridge. É a 13ª Estação de Arte, e ficou em 1º lugar como uma das mais belas estações de metrô na Europa (pelo Jornal britânico Daily Telegraph).  Com o tema voltado à água e à luz, a obra expõe vários tons de azul, formados por pequenos azulejos, para trazer a sensação de se estar dentro do oceano.  

Confira as fotos abaixo e se apaixone você também:

metrotoledo9

Robert Wilson

metrotoledo5

metrotoledo1

metrotoledo61

metrotoledo8

Robert Wilson

Fotos: via

E mais uma vez a arquitetura e o design nos surpreendem.
Espero que tenham gostado!
See ya, @vickcarbonera.

Compartilhe.

Sobre o Autor

O universo da escrita me fascina, e aliado à arquitetura e decoração me encanta ainda mais. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e fundadora deste site, quero trazer à vocês o melhor conteúdo sobre algumas das minhas paixões. 20 anos e com uma vontade imensa de desbravar o que o mundo tem a me oferecer.

Leave A Reply