TOP 10: Os melhores clipes de 2013

0

Hey you! Essa é a época em que sentamos e fazemos um balanço do que fizemos no ano todo, né? Então, resolvemos fazer um balanço dos melhores clipes de 2013. Foram lançados centenas de clipes e foi difícil fazer um TOP 10 dos melhores, mas colocando o senso crítico em ação, conseguimos selecionar 10 clipes lançados até o dia 27/12/13! A cada clipe fizemos uma crítica, sobre a cenografia, o diretor, a história, enfim, algo que envolva o clipe.

Post realizado por Diórgennes Dill, Matheus Marinho e Caio Cezar.

#1 Justin Timberlake ft. Jay-Z – Suit & Tie

O cineasta David Finsher já tinha trabalhado com Justin Timberlake no filme A Rede Social e com certeza uma simpatia durante as filmagens deve ter crescido entre os dois. E o resultado dessa simpatia é o incrível videoclipe de  Suit & Tie. A musica introduz o universo classudo que Timberlake queria abordar nessa nova fase (I be on my suit and tie) e a direção de Finsher só fez jus a proposta do cantor. O vídeo é todo filmado em preto e branco (All pressed up in black and white) e Timberlake e Jay-z são introduzidos no glamour e luxo que relembra os anos 50 e 60. Tudo é muito bem fotografado e editado, Finsher  filma Justin no palco na  luz e contra-luz (que aqui aliás, as luzes dançam literalmente junto com o cantor), explora vários ângulos e faz cortes de maneira maestral que nem se quer percebemos que mudamos de cenário. A dança e a sensualidade são outros elementos explorados pelo diretor de forma suave e belíssima, vemos uma mulher se despir de um terno com passos de dança, outra apenas de lingerie dançando com um pedestal de microfone. E quando achamos que o clipe não iria mais surpreender, Finsher nos entrega a cereja do bolo, e os dançarinos são arremessados ao ar em slow motion e Justin dança na água, resultando em imagens divertidas, lindas e sensuais que encerram o videoclipe do ano.

“Justin Timberlake is the new Frank Sinatra!”

#2 Unconditionally – Katy Perry


Como na maioria dos seus clipes, a cantora Katy Perry busca muito uma pegada mais “classy”, e “Unconditionally” é um exemplo perfeito. Filmado pelo diretor Brent Bonacorso e produzido por Thom Fennessey e Jess Bell, o vídeo contou com uma mega produção. Como de costume, Katy investiu muito nos cenários e figurinos, não só dela mas como dos dançarinos e demais integrantes do clipe, criando uma vibe meio antiga, veneziana e, é claro, não esquecendo dos efeitos especiais que fazem a diferença. A fotografia impecável, a letra que gruda na cabeça, todo o conjunto da obra fizeram esse clipe com certeza ser considerado um dos melhores do ano.

#3  Can’t Hold Us – Macklemore ft. Ryan Lewis

Macklemore & Ryan Lewis quebram todas e qualquer regra para um videoclipe de hip-hop, e por isso são o que são. Em Can’t Hold Us, a dupla quer de qualquer maneira mostrar para o mundo os ideais do álbum The Heist (aqui representado pela bandeira), e para isso os dois enfrentam a nevasca das montanhas, viajam em um navio medieval, nadam no oceano e pulam de paraquedas. Tudo é belamente dirigido pelo próprio Ryan Lewies, que nos entrega uma fotografia incrível e uma narrativa ultra hype e original.

 

#4 Wrecking Ball – Miley Cyrus

Sem sombra de dúvidas, o clipe mais visualizado/comentado e zombado da internet nesse ano. Wrecking Ball ganhou dezenas de versões e paródias, de anônimos e famosos, por conter cenas um tanto quanto “bizarras” como Miley lambendo um martelo. O clipe foi dirigido pelo fotógrafo queridinho dos famosos, Terry Richards, que apostou em algo mais clean, que deu certo sim! Acho que é um clipe que merece muito estar nesse TOP, não apenas por ter sido o mais visualizado, mas pelo material que carrega com ele.

#5 Pretty Hurts – Beyoncé

Um clipe que mais parece um longa-metragem, que simplesmente faz você viajar nele, sentir pena, torcer, enfim, todas aquelas sensações vendo um filme. Encarnando uma candidata a miss, e passando por todos os perrengues que uma miss passa, Beyoncé desenvolveu dois papéis incríveis, o de cantora e de atriz. Com uma cenografia espetacular, toda grunge e underground, Pretty Hurts com menos de 1 mês de lançamento já é considerado um dos melhores clipes pelos principais portais do mundo.

#6 Clarity – Zedd ft. Foxes

De longe uma das músicas mais tocadas e pedidas de 2013, “Clarity” marcou esse ano. O clipe faz com que a música tenha uma vibe melhor do que só o áudio. Com elementos da natureza, formas geométricas, tudo junto e misturado, o clipe tem uma vertende bem “psicodélica”, fazendo com que quem ta assistindo queira só fechar o olho, balançar a cabeça e curtir o som (hahahaha)! Mesmo visando mais esse estilo com efeitos de computador e sem muita produção como outros clipes, “Clarity” ta em alta até hoje, tocando em todas as nights, animando todo e qualquer lugar. Definitivamente, uma das melhores músicas nesse estilo “House”/”Eletronica” que ja exisitiu!

#7 Wake Me Up – Avicii

Não podíamos deixar de citar esse clipe do Avicii, que não tem somente uma fotografia impecável – que falarei em breve-, mas também tem um conteúdo, algo que você entende vendo, independente do idioma cantado. Fica clara a ideia que ele quer passar com aquele clipe, que nada mais é, a busca da sua tribo, da sua identificação, de si mesmo. Com um cenário estrondoso e uma caracterização dos personagens bizarros. Enfim, não somente a música, mas o clipe também emplacou nesse ano.

#8 Team – Lorde

Após o sucesso de “Royals”, uma música que bombou mesmo tendo um clipe não tão produzido, a cantora Lorde investiu mais no clipe da sua outra música, “Team”. A cantora se tornou uma das principais referências da música alternativa, e tal fama é o que gerou a ideia para o clipe, o qual mostra ela sendo uma espécie de rainha da sociedade alternativa. Lorde vem crescendo bastante, sempre voltada mais para esse publico mais alterna, porém fazendo sucesso com os demais públicos também. Para esse seu novo clipe, a cantora contratou um novo diretor, colocando-a em outro patamar, mais profissional do que nunca! Lorde foi um nome muito comentado e apreciado nesse ano de 2013.

#9 Late Night – Foals

Dirigido por Nabil (um dos diretores de videoclipe que eu mais gosto) Late Night ganhou um clipe forte sobre segredos. A narrativa é contada de maneira intensa e crescente, assim como a música. Temos sexo, nascimento, morte e sangue entre os elementos abordados em um velho hotel. A direção e os atores dão o toque de suspense e drama ideal e que só faz a canção ser ainda mais grandiosa.

#10 Shot At The Night – The Killers

The Killers é uma banda de rock icônica no mundo todo e nesse estilo musical, é uma das bandas que tem os melhores clipes. A música Shot At The Night vem com um clipe com cenografia de cinema, com takes maravilhosos que fazem você viajar (literalmente) para dentro do clipe. Sabe quando o cenário, o casal fictício e a música de fundo (no caso deveria ser a protagonista do vídeo) se casam perfeitamente? Pois, é… isso que acontece nesse clipe.

Bom, esperamos que tenham aprovado a lista dos nossos clipes. E nós, assim como vocês, esperamos um 2014 de muita música boa e clipes maravilhosos como tivemos nesse ano. Nos vemos em 2014, galera!

Compartilhe.

Sobre o Autor

CEO do Explosive Box e Publicitário, louco por qualquer tipo de arte que me encante. Também sou editor-chefe das colunas de Moda e Música.

Leave A Reply