DIY: Tie Dye

0

O tie dye é assemelhado por muitas pessoas com o movimento hippie, que traz muitas cores. E o melhor de tudo, é que podemos fazê-lo em casa, com camisetas, vestidos e shorts, abusando das cores e da imaginação.
Os desenhos são produzidos através de tingimento do tecido, com partes protegidas do contato com o corante. Antes do tingimento, é feito um preparo do tecido para se conseguir os efeitos em degradê, com a ajuda de barbantes que são enrolados e amarrados fortemente nas partes que não devem ser tingidas.

A ideia está na forma como você amarra o barbante, pois isso irá definir qual o tipo de desenho que será feito. Com isso, dá para utilizar tintas, corantes, tinta em spray… da forma como você preferir.

Materiais:
Alguma peça de roupa (Ex: camiseta)
Corantes (várias cores)
Barbante
Panela para esquentar a água

Para fazer:
Nesse caso para ser mais fácil, coloque o corante de sua preferência em uma panela com água quente e um pouco de sal grosso, amarre a peça com o barbante e coloque-a na água até tingir. Depois disso, lave novamente com água fria e espere secar na sombra.

tie dye

Para esse tutorial, os materiais e o modo de fazer são os mesmos do diy acima. O que mudou, foi o desenho formado pelo tingimento.
Outra dica importante para esse tipo de técnica é que, se você quiser tingir com mais cores, prepare em outras panelas (ou baldes) com água quente, as cores que preferir e assim vai tingindo cada parte da roupa. Lembrando que para isso, quando for tingir uma parte com outra cor, deve deixar as outras para fora.

tie dye3

E a técnica que eu falei acima (com várias cores) também pode ser feita desse modo: você pode passar tinta em spray, ou colocar a tinta em tubo.  Outra maneira mais fácil é colocar o corante já dissolvido em água quente (dá mesma forma como estaria na panela) só que em um tubo, e ir pintando como preferir. Assim fica mais fácil de deixar com as cores que você quer.

t4

Falei e falei que o desenho fica conforme a peça foi amarrada, então está aí: várias dicas de como amarrar a sua peça. Sendo assim, cada uma formará um desenho diferente.

tie dye2

E se você quer entender ainda melhor como fazer o tie dye, assista a esse vídeo tutorial. Está bem explicado e acredito que assim não terão dificuldades.

 

E aí, gostaram gurias? Eu já to providenciado a minha roupa em tie dye!
Beijos, Vick.

Compartilhe.

Sobre o Autor

O universo da escrita me fascina, e aliado à arquitetura e decoração me encanta ainda mais. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e fundadora deste site, quero trazer à vocês o melhor conteúdo sobre algumas das minhas paixões. 20 anos e com uma vontade imensa de desbravar o que o mundo tem a me oferecer.

Leave A Reply