Box Carreira: Pontos positivos de fazer Publicidade.

0

Hey you! Bom, começamos semanas atrás a fazer uma série de entrevistas com profissões “alternativas” que estão dando muito certo -respectivamente DJ e Fotógrafo- e por isso, já que estamos entrando em época de vestibular de Inverno e em breve, o de Verão né. Muitos pediram para nós darmos dicas de profissões que são mais “comuns” e por isso criamos o Box Carreira, que irá contar os pontos positivos e negativos de algumas (e mais procuradas) profissões.



Eu, Diórgennes, vou fazer Publicidade e Propaganda e isso já é um fato consumado na minha vida. Não me vejo cursando outra faculdade hoje, já que eu tenho um pavor imenso das exatas e até por ter um blog e ter o sonho (ou ambição, como preferir) de ter um escritório como o dá foto à cima, moderno e tecnológico, que são duas das várias características do curso . Com base em leituras da revista Guia do Estudante e conversa com alguns amigos publicitário e/ou publicitários, fiz e li algumas perguntas que são frequentes para exercer PP. Saiba tudo sobre a faculdade e o trabalho.

Como é a faculdade?

O primeiro ano é mais comum com outros cursos de comunicação, com matérias conjuntas. “Esse ciclo dá uma ideia mais geral e abrangente da profissão. O aluno passa por aspectos mais teóricos de comunicação e Publicidade. Mas, a partir do segundo ano, começa a entrar nas especificidades da carreira e nas competências do dia-a-dia, como criação, mídia e planejamento”, explica Gustavo Borrmann. Assim como a profissão, as disciplinas são diversas. Ao mesmo tempo em que há Economia, há Fotografia. Cada matéria anima um tipo de aluno. O importante é passar por tudo durante o curso para descobrir preferências.

Como é o dia a dia de um Publicitário?

O publicitário é o profissional responsável por criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma e a mais moderna de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e com isso, promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação,  tem como um dos objetivos melhorar a relação de empresas com o público alvo. Para ser um bom publicitário, você tem que saber atender as necessidades do seu cliente e dando ideias girando em torno do que ele deseja.

Quais as melhores instituições brasileiras para cursar Publicidade e Propaganda?

Publicidade não é uma área tão nova, mas vem fazendo sucesso desde os últimos 3 anos devido a necessidade de trazer propagandas, produtos e “golpes” de marketing que atraíssem mais as pessoas. Exemplo é as propagandas que viram grandes hits nas redes sociais. Os 4 melhores cursos no Brasil são: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As faculdades não estão em ordem de melhor classificação, foram colocadas aleatoriamente, embora ambas tenham 5 estrelas.

O salário de um Publicitário é bom?

Não basta você ser formado em Publicidade e Propaganda, você tem que entender do assunto e mandar muito bem na área, pois o mercado de trabalho principal está concentrado nas principais capitais do Brasil, ou seja, o mercado de trabalho nessa área é pequeno e pouco utilizado em cidades pequenas. Mas já é considerada a profissão do futuro. Inicialmente, um publicitário (excerto estágio) ganha de R$1.500,00 mas com o tempo, dedicação e ambição, chega a ganhar R$9.000,00! Ou seja, dá pra levar uma vida bacana.

 

 

IAA Cliente: AM4 Local: AM4 Data: 07/02/2012 Foto: Fabrizia Granatieri

E aí? Já está se imaginando trabalhando num escritório como esse? EU QUERO!

Espero ter ajudado vocês, futuros publicitários.

(Fonte: Guia do Estudante e IG com adaptações do Explosive Box)

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

CEO do Explosive Box e Publicitário, louco por qualquer tipo de arte que me encante. Também sou editor-chefe das colunas de Moda e Música.

Leave A Reply