Militarismo

0

Continuando a falar um pouco sobre as tendências da moda masculina nesse inverno 2013, hoje o assunto será Militarismo. Vou explicar um pouco sobre como esses uniformes se tornaram moda, as peças que viraram clássicas e algumas marcas que apostaram na tendência.
A tendência militar vem dos anos 40, a época era de guerra, e como a moda é o espelho da sua geração, o uniforme de guerra acabou saindo dos campos de batalha para as ruas, influenciando diretamente na modelagem das roupas da época. Desde então o militarismo ganhou notoriedade no universo fashion e sempre que pode, volta para a alegria dos fashionistas.

trench-coat-classico-e-o-da-marca-inglesa-burberry-com-comprimento-longo-na-cor-caqui-feito-em-gabardine-impermeavel-com-fechamento-especiais-na-gola-e-punhos-para-proteger-do-vento-e-da-1340428812805_591x500 copiar

O trench coat surgiu no sec XIV quando Thomas Burberry criou um casaco de gabardine, tecido de alta qualidade resistente a chuva. Seu produto ganhou notoriedade quando o exército britânico adotou sua criação como uniforme para os soldados que lutaram nas trincheiras (por isso que se chama trench), e, futuramente se popularizou com o filme Casablanca, sendo hoje uma peça fundamental tanto no closet masculino quanto feminino.

Bomber

A jaqueta aviador foi criada por Leslie Irvin, era feita de couro, fechava com zíper e tinha punho e cintura ajustados para que o vento e frio não atrapalhassem os pilotos de avião. A força aérea dos EUA e a marinha adotaram a jaqueta e a batizaram de bomber. Hoje, esse modelo é um dos mais tradicionais do segmento.

Aviador

Falando de acessórios, o aviador foi criado em 1936 Baush & Lomb (que possui a marca Ray-Ban), encomendado pelo tenente do exercito, e desde então é um dos modelos mais clássicos e mais vendido no mundo.

Como na moda tudo vai e vem, e o militarismo ja foi e voltou varias vezes, dessa vez ele vem forte como uma releitura do estilo militar. O lance aqui não é cair no clichê dos camuflados e calças cargos, que também estão presentes mas não é o foco da temporada, a tendência é adotar as peças chaves do guarda-roupa militar, como os blazers, jaquetas, trench coats, coturnos e camisas utilitarias. Os shapes estão estruturados, as cores fechadas como verde oliva, tons de marrom, azuis e preto!

Dior Homme

Dior Homme usou verde oliva na coleção inteira! Adorei a versão deles da bomber jacket e do trench coat.

Ellus

Dentro do conceito militar entra os policiais, que foi a grande aposta da Ellus, que trouxe isso como foco e dentro desse conceito trabalhou muito com couro, vinil e peças resinadas. Camisas utilitária de couro, amei.

Espero que tenham gostado e até o próximo post!

Compartilhe.

Sobre o Autor

CEO do Explosive Box e Publicitário, louco por qualquer tipo de arte que me encante. Também sou editor-chefe das colunas de Moda e Música.

Leave A Reply